sábado, 4 de junho de 2011

Pureza

Daniel fora retirado de Jerusalém e levado para Babilônia. Lá ele e seus companheiros foram escolhidos e separados para serem treinados e postos a serviço do rei Nabucodonossor. De imediato foram colocados diante de um grande desafio: se macular com a alimentação real, considerada impura pelos judeus, ou permanecer fiéis a aliança, aos preceitos legais. Eles escolheram ser fiéis a Deus, permanecendo puros e embora tenham recusado o alimento aparentemente superior da mesa do rei, eles se nutriam, tornaram-se robustos e de aparência melhor que os demais.

O que é alimento puro ou impuro? Para os judeus, certas carnes proibidas pela lei mosaica, tais como, porco, coelho, certos peixes e outros. Mas Jesus veio reformular a lei e não faz restrições a nenhum tipo de alimento. Em Mc 7, diz Jesus que o que nos torna impuros não é o que entra, mas o que sai de nossa boca. Assim de certa forma Ele permiti-nos consumir qualquer coisa, desde que saudável obviamente. Em At 10, Pedro em oração tem a visão da grande toalha descendo do céu cheia de animais que ele considerava impuros e a voz de Deus a lhe dizer: Pedro, toma de cada um deles, mata e come. À resposta de Pedro que diz não comer nada impuro, o Senhor o repreende: Não digas tu que é impuro aquilo que Eu purifiquei!

Porém o que esta Palavra tem para nós não se refere a alimentos, refere-se à pureza espiritual. O que é puro e impuro? Impuro é a sujeira que o mundo nos oferece, é o lixo embrulhado para presente que o mundo nos empurra. Pureza nós encontramos em Deus e na sua Palavra. Quantas vezes somos criticados por estarmos na Igreja, freqüentarmos assiduamente a igreja. Dizem que perdemos tempo, deixamos a vida passar nos ocupando de coisas sem graça. Muito ao contrário, encontramos a graça de Deus, não perdemos tempo e ganhamos vida, vida nova em Jesus. Às vezes nós mesmos somos assaltados por tentações do tipo: “Porque devo fazer somente o que Deus me pede? Porque não fazer minha própria vontade? As respostas de Deus são demoradas, lentas e nem sempre são o que eu desejo. Além do mais, segui-lo implica renúncia, privar-me de coisas que eu gosto. Que mal há em buscar atalhos que me tragam uma satisfação imediata? Porque me privar de algo que parece bom para mim?” Dessa forma nos deixamos enganar, colocando Deus de lado, preferindo as falsas promessas do tentador, do impostor.

O mundo faz propaganda maciça das suas mentiras, de suas veleidades, de suas fraudes. As coisas de Deus, porém, são simples, singelas, mas nos fazem bem, nos nutrem como o alimento simples que Daniel e seus amigos escolheram. Deus não faz estardalhaço nem propaganda espalhafatosa. A Palavra de Deus (Bíblia) eis sua propaganda, alimento para nossa alma. A Eucaristia, Deus vivo que se doa a cada dia, eis sua propaganda, alimento para nossa alma.

Devemos ser puros simplesmente porque nada impuro, sujo, maculado pode apresentar-se diante de Deus. Ele nos quer ver diante dele, Ele pede que nos purifiquemos, Ele quer, Ele nos exorta a buscarmos sua Palavra, sua Igreja, o Senhorio de Jesus para que possamos quando chegada a hora, estar diante Dele e assim permacecermos para sempre. O céu clama por nossa santidade, por nossa purificação. Maria chora lágrimas sentidas quando um filho seu se perde nas trevas. Jesus se entristece ao ver uma alma se perder, cair nas profundezas do abismo; cada alma perdida é como uma gota do sangue de Jesus que se desvanece.

Eu quero a santidade, eu quero a vida, eu quero a salvação e você também quer , certamente.
Carlos Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário