domingo, 15 de agosto de 2010

Único Caminho

Deus servia-se dos povos vizinhos como instrumento de punição ao povo de Israel. Punição, não castigo, pois como fora dito anteriormente Deus não castiga, Deus adverte, Deus permite a tribulação como lição e forma de provação.
O capitulo 18 do livro de Isaias, fala do reino da Núbia – Os núbios dominaram o Egito durante longo período, na 25ª dinastia egípcia. Eles buscavam aliança com os israelitas contra os Assírios, que os ameaçava. Isaias exortava o povo de Deus a não se aliar a povos pagãos; que confiassem no Senhor dos Exércitos, que o Senhor os livraria de toda ameaça. Ou seja, a única e efetiva aliança era a aliança com Javé.
Hoje o mundo nos diz: todos os caminhos levam a Deus. E muitos de nós, ingenuamente, acreditamos. Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por mim. Quem disse isso? Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas. Quem disse isso? Jesus, Jesus Cristo. E quantos Jesus Cristo existem? Um, um só! Então só há um caminho! Senhor, a que outro eu iria se só tu tens palavras de vida eterna... disse Pedro a Jesus. Diga você também meu irmão: Senhor, a que outro eu iria? Só tu ns palavras de vida eterna...
Em Mt 6,24 diz Jesus...(...). Não se pode beber o cálice da salvação e ao mesmo tempo a taça de veneno! Não se toma impunemente o corpo e sangue do Senhor na sagrada Eucaristia e depois vai bater tambor num terreiro de macumba; seguir caminhos opostos é impossível.
Em nossa reunião de núcleo, enquanto buscávamos discernimento para a Palavra dada (Isaias 18), a atenção de uma serva do grupo de oração foi despertada para o versículo 4 . Não foi à toa, pois Deus não nos chama a atenção por nada. Este é o ponto central da mensagem de Deus para este momento. Eis o que diz o v.4: ...(...). Do alto de seu trono de glória Deus derrama amor, misericórdia e sobretudo justiça. Tenhamos abertura de coração para a Palavra, de modo que sôbre nós caia a suavidade da misericórdia e não o peso da justiça divina. Isso porque: v.5...(...). Você quer ser colhido antes de amadurecer? Quer ser cortado rente e arrancado pela raiz? Ouça, acolha, e mais que tudo, viva a Palavra. Indo até o v.6...(...). Se você se sente abandonado, ou melhor, se você se deixou abandonar por Deus, o inimigo vai tomar conta de você e você poderá servir de pasto aos abutres. Mas Deus não quer isso, ele jamais nos abandona. Deus quer nossas almas a seu lado, não ardendo no fogo eterno do inferno. Ele quer nos salvar; para isso nos enviou Jesus que morreu e ressuscitou por nós, Jesus, o Cordeiro de Deus, o cordeiro imolado, nossa páscoa.
No inicio foi afirmado que nem todos os caminhos levam a Deus. Renuncie ao que não é de Deus. Renove em seu coração a renúncia ao mal caminho, aos caminhos tortuosos que porventura você tenha trilhado. Entregue seu caminho a Deus. Porque Deus é bom, justo, maravilhoso, mormente àqueles que nele confiam e entregam-se de coração.
Carlos Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário