“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi
dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai
eterno, Príncipe da paz.” (Isaías 9, 5)
Revelado por São João no Evangelho como Deus Filho,
Uno e Trino:
“No princípio era o Verbo,
e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio
junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a
vida, e a vida era a luz dos homens. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo
ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o
mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o
poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da
vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez
carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único
recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1, 1-4.10-14)
“Por esta razão os judeus, com
maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso
do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.”
(João 5, 18)
“Falou-lhes outra vez
Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas
terá a luz da vida.” (João 8, 12)
“Vós julgais segundo
a aparência; eu não julgo ninguém.” (João 8, 15)
Compare este próximo versículo em que Deus se revela a
Moisés:
“Moisés disse a Deus:
“Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me
a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome? ’, que devo responder?”Deus
disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos
israelitas: ‘Eu sou’ envia-me a vós”. ”(Êxodo 3, 13-14)
Com estes três próximos
versos em que Jesus revela quem Ele É:
“Por isso vos disse:
morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que Eu Sou, morrereis no
vosso pecado.” (João 8, 24)
“Jesus então lhes disse:
Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que Eu Sou e que
nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou.” (João 8, 28)
“Respondeu-lhes Jesus: Em
verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, Eu Sou.” (João 8, 58)
O Deus Filho também é em
Unidade Aquele Que É:
“Por isso, enquanto estou
no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9, 5)
“Eu sou o bom pastor. O
bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.”
(João 10, 11)
“Desde já vo-lo digo, antes
que aconteça, para que, quando acontecer, creiais e reconheçais que Eu Sou.”
(João 13, 19)
“Depois disse a Tomé:
Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não
sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste.
Felizes aqueles que crêem sem ter visto!” (João 20, 27-29)
A
Palavra de Deus confirma cada vez mais a Divindade de Cristo, já que Deus é
único e também único Senhor.
“Continuava Jesus a
ensinar no templo e propôs esta questão: Como dizem os escribas que Cristo é o
filho de Davi? Pois o mesmo Davi diz, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o
Senhor a meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus
inimigos sob os teus pés (Sal 109,1). Ora, se o próprio Davi o chama Senhor,
como então é ele seu filho? E a grande multidão ouvia-o com satisfação.”
(Marcos 12, 35-37)
Nesta passagem Jesus se revela como O Senhor, sendo
que O Senhor Deus (Pai) disse ao Senhor Deus (Filho) para sentar-se a sua
direita.
“Dedicai-vos mutuamente a
estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo
ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas
aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos
homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais,
tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou
soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que
ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda
língua confesse, para a glória de Deus
Pai, que Jesus Cristo é Senhor.” (Filipenses 2, 5-11)
Vamos aqui evidenciar algumas passagens das Cartas
Apostólicas sobre a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo:
“Ele nos arrancou do poder
das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, no qual temos a
redenção, a remissão dos pecados. Ele é
a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Nele foram criadas
todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis.
Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para
ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. Ele
é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os
mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Porque aprouve a
Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar
consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio
sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.”
(Colossenses 1, 13-20)
“Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Colossenses 2,
9)
“Manifestou-se, com
efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos
ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com
toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa
esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso
grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” (Tito 2, 11-13)
“Muitas vezes e de
diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente
nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou
todas as coisas. Esplendor da glória (de
Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra.
Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da
Majestade no mais alto dos céus, tão superior aos anjos quanto excede o deles o
nome que herdou. Pois a quem dentre os
anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou
então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)? E novamente, ao
introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl
96,7). Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos
sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo (Sl 103,4), ao passo que do Filho diz: O teu trono, ó
Deus, subsiste para a eternidade. O cetro do teu Reino é cetro de justiça.
Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso, ó Deus, o teu Deus te ungiu
com óleo de alegria, mais que aos teus companheiros (Sl 44,7s); e ainda: Tu,
Senhor, no princípio dos tempos fundaste a terra, e os céus são obra de tuas
mãos. Eles passarão, mas tu permaneces. Todos envelhecerão como uma veste; tu
os envolvas como uma capa, e serão mudados. Tu, ao contrário, és sempre o mesmo
e os teus anos não acabarão (Sl 103,26s). Pois a qual dos anjos disse
alguma vez: Assenta-te à minha direita
até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés (Sl 109,1)? Não
são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o
bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Hebreus 1, 1-14)
Assim, encontra-se revelado o Mistério da Divindade de
Cristo.
“Ao anjo da igreja de
Esmirna, escreve: Eis o que diz o Primeiro e o Último, que foi morto e retomou
a vida.” (Apocalipse 2, 8)
O Primeiro e Último é Deus, sendo Cristo aquele que
foi morto como O Alfa e O Ômega, Jesus é O Deus Vivo. Agora, compare com Is 42,
8; Is 48, 11-12 e Ap 1, 8:
“Eu sou o Alfa e o Ômega,
o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim. Felizes aqueles que lavam as suas
vestes para ter direito à árvore da vida e poder entrar na cidade pelas portas.
Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e
todos aqueles que amam e praticam a mentira! Eu, Jesus, enviei o meu anjo para
vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente
de Davi, a estrela radiosa da manhã.” (Apocalipse 22, 13-16)
“Por respeito à santidade
de Deus, o povo de Israel não pronuncia seu nome. Na leitura da Sagrada
Escritura, o nome revelado é substituído pelo título divino "Senhor"
("Adonai", em grego "Kýrios"). É com este título que ser
aclamada a divindade de Jesus: "Jesus é Senhor".” 209
“O acontecimento único e
totalmente singular da Encarnação do Filho de Deus não significa que Jesus
Cristo seja em parte Deus e em parte homem, nem que ele seja o resultado da
mescla confusa entre o divino e o humano. Ele se fez verdadeiramente homem
permanecendo verdadeiro Deus. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro
homem. A Igreja teve de defender e clarificar esta verdade de fé no decurso dos
primeiros séculos, diante das heresias que a falsificavam.” 464
“A Igreja confessa, assim,
que Jesus é inseparavelmente verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele é
verdadeiramente o Filho de Deus que se fez homem, nosso irmão, e isto sem
deixar de ser Deus, nosso Senhor: "Id quod fuiit remansit et quod non
fuiit assumpsit - Ele permaneceu o que era, assumiu o que não era", canta
a liturgia romana. E a liturgia de São João Crisóstomo proclama e canta:
"Ó Filho Único e Verbo de Deus, sendo imortal, vos dignastes por nossa
salvação encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, vós que sem
mudança vos tomastes homem e fostes crucificado, ó Cristo Deus, que por vossa
morte esmagastes a morte, sois Um da Santíssima Trindade, glorificado com o Pai
e o Espírito Santo, salvai-nos!".” 469
“A verdade da divindade de
Jesus é confirmada por sua Ressurreição. Dissera Ele: "Quando tiverdes
elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU, (Jo 8,28). A Ressurreição
do Crucificado demonstrou que ele era verdadeiramente "EU SOU",
o Filho de Deus e Deus mesmo. São Paulo pôde declarar aos judeus: "A
promessa feita a nossos pais, Deus a realizou plenamente para nós...;
ressuscitou Jesus, como está escrito no Salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu
hoje te gerei" (At 13,32-33). A Ressurreição de Cristo está estreitamente
ligada ao mistério da Encarnação do Filho de Deus. E o cumprimento segundo o
desígnio eterno de Deus.” 653
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