“Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.
Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais
domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre
a terra’."(Gênesis 1, 26)
“E o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós,
conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão
e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente’.”
(Gênesis 3, 22)
“Mas o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os
filhos dos homens. “Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua:
se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus
empreendimentos. Vamos: desçamos para
lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao
outro’.” (Gênesis 11, 5-7)
“No ano da morte do rei
Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto
enchiam o templo. Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis
asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o
terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira
proclama a sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e
a casa, encheu-se de fumo. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei
eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me.” (Isaías 6, 1-4. 8)
“Ide, pois, e ensinai a todas as nações;
batizai-as em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo.” (Mateus 28, 19)
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as
conheço e elas me seguem. Eu llhes dou a vida eterna; elas jamais hão de
perecer, e ninguém as roubará de minha mão. Meu Pai, que, mas deu, é maior do
que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (João 10, 27-30)
“E aquele que me vê, vê aquele que me enviou.” (João 12, 45)
“Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai senão por mim. Se me conhecêsseis, também certamente
conheceríeis meu Pai; desde agora já o conheceis, pois o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. Respondeu Jesus:
Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai.
Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai... Não credes que estou no Pai, e que o Pai
está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que
permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras. Crede-me: estou no Pai,
e o Pai em mim. Crede-o ao menos por causa destas obras.” (João 14, 6-11)
“Há diversidade de dons,
mas um só Espírito. Os ministérios
são diversos, mas um só é o Senhor.
Há também diversas operações, mas é o
mesmo Deus que opera tudo em todos.” (1Corintios 12, 4-6)
“Ei-lo, Jesus Cristo,
aquele que veio pela água e pelo sangue; não só pela água, mas pela água e pelo
sangue. E o Espírito é quem dá testemunho dele, porque o Espírito é a verdade.
São, assim, três os que dão testemunho: o
Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.” (1João 5,
6-8)
Este é o maior Mistério da
Fé Católica, que procuramos trazer base na Palavra de Deus e no Magistério,
deixando livre de muitos argumentos para que cada um sinta a Unidade e a
Substância de cada pessoa da Trindade e O Santo Uno em si.
“O mistério da
Santíssima É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que
os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na "hierarquia
das verdades de fé". "Toda a história da salvação não é senão a
história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e Único, Pai, Filho e
Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se
afastam do pecado".” 234
“A verdade revelada da Santíssima Trindade esteve desde as origens na
raiz da fé viva da Igreja, principalmente por meio do Batismo. Ela encontra sua
expressão na regra da fé batismal, formulada na pregação, na catequese e na
oração da Igreja. Tais formulações encontram-se já nos escritos apostólicos,
como na seguinte saudação, retomada na liturgia eucarística: ‘A graça do Senhor
Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos
vós’ (2 Cor 13,13).” 249
“A Trindade é Una. Não
professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: ‘a Trindade
consubstancial’. As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas
cada uma delas é Deus por inteiro: ‘O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é
aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é,
um só Deus por natureza’. ‘Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é,
a substância, a essência ou a natureza divina’.” 253
“As pessoas divinas são
realmente distintas entre si. ‘Deus é único, mas não solitário’. ‘Pai’,
‘Filho’, ‘Espírito Santo’ não são simplesmente nomes que designam modalidades
do ser divino, pois são realmente distintos entre si: ‘Aquele que é o Pai não é
o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que
é o Pai ou o Filho’. São distintos entre si por suas relações de origem: ‘E o
Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede’.” 254
“As pessoas divinas são
relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real
das pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às
outras: ‘Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o filho ao
Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três pessoas considerando
as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância'.’ Pois ‘tudo é
uno [neles] onde não se encontra a oposição de relação’. ‘Por causa desta
unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o
Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito
Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho’.” 255
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