Deus Espírito Santo
“A terra estava informe e
vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.”
(Gênesis 1, 2)
Este é o Espírito Santo, que paira sobre todos os
filhos do Deus Vivo.
“Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do
Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” (João
15, 26-27)
“Disse-vos, porém, essas
palavras para que, quando chegar à hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E
não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco. Agora vou para
aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? Mas porque
vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a
verdade: convém a vós que eu vá! Porque,
se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a
respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do
pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da
justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o
convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já
está julgado e condenado. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as
podeis suportar agora. Quando vier o
Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não
falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que
virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.
Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e
vo-lo anunciará.” (João 16, 4-15)
A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade é o Espírito
da Verdade. Assim como em primeiro agiu Deus Pai, em segundo veio o Deus Filho.
Agora vivemos o tempo do Deus Espírito. O Espírito Santo que age no mundo, na
vida, na Igreja.
“Pregamos a sabedoria de
Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo,
para a nossa glória. Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as
profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o
espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as
conhece, senão o Espírito de Deus.” (1Corintios 2, 7.10-11)
O Espírito sonda os
pensamentos de Deus, intercede por nós junto a Deus e está em comunhão plena
com Deus porque é o mesmo Deus:
“A graça do Senhor Jesus
Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!”
(2Corintios 13, 13)
“O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que
devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com
gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o
Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Romanos 8, 26-27)
“Espírito Santo, por sua
graça, é primeiro no despertar de nossa fé e na vida nova que é "conhecer
o Pai e aquele que Ele enviou, Jesus Cristo". Todavia, é último na
revelação das Pessoas da Santíssima Trindade. São Gregório Nazianzeno, "o
Teólogo", explica esta progressão pela pedagogia da
"condescendência" divina: O Antigo Testamento proclamava
manifestamente o Pai, mais obscuramente o Filho. O Novo manifestou o Filho, fez
entrever a divindade do Espírito. Agora o Espírito tem direito de cidadania
entre nós e nos concede uma visão mais clara de si mesmo. Com efeito, não era
prudente, quando ainda não se confessava a divindade do Pai, proclamar
abertamente o Filho e, quando a divindade do Filho ainda não era admitida,
acrescentar o Espírito Santo como um peso suplementar, para usarmos uma
expressão um tanto ousada... É por meio de avanços e de progressões "de
glória em glória" que a luz da Trindade resplenderá em claridades mais
brilhantes.” 684
"O que está em Deus,
ninguém o conhece senão o Espírito de Deus" (1 Cor 2,11). Ora, seu
Espírito que o revela nos conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva, mas não
se revela a si mesmo. Aquele que "falou pelos profetas" faz-nos ouvir
a Palavra do Pai. Mas, ele mesmo, nós não o ouvimos. Só o conhecemos no momento
em que nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé. O Espírito de Verdade
que nos "desvenda o Cristo "não fala de si mesmo". Tal
apagamento, propriamente divino, explica por que "o mundo não pode
acolhê-lo, porque não o vê nem o conhece", enquanto os que crêem em Cristo
o conhecem, porque ele permanece com eles (Jo 14,17).” 687
“A Igreja, comunhão viva na
fé dos apóstolos, que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do
Espírito Santo: nas Escrituras que ele inspirou; na Tradição, da qual os Padres
da Igreja são as testemunhas sempre atuais; no Magistério da Igreja, ao qual
ele assiste; na Liturgia sacramental, por meio de suas palavras e de seus símbolos,
na qual o Espírito Santo nos coloca em Comunhão com Cristo; na oração, na qual
Ele intercede por nós; nos carismas e nos ministérios, pelos quais a Igreja é
edificada; nos sinais de vida apostólica e missionária; no testemunho dos
santos, no qual ele manifesta sua santidade e continua a obra da salvação.” 688
“Aquele que o Pai enviou
a nossos corações, o Espírito de seu Filho" é realmente Deus.
Consubstancial ao Pai e ao Filho, ele é inseparável dos dois, tanto na Vida
íntima da Trindade como em seu dom de amor pelo mundo. Mas ao adorar a
Santíssima Trindade, vivificante, consubstancial e indivisível, a fé da Igreja
professa também a distinção das Pessoas. Quando o Pai envia seu Verbo, envia
sempre seu Sopro: missão conjunta em que o Filho e o Espírito Santo são
distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo que aparece, ele, a Imagem
visível do Deus invisível; mas é o Espírito Santo que o revela.” 689
“Jesus é Cristo,
"ungido", porque o Espírito é a unção dele, e tudo o que advém a
partir da Encarnação decorre desta plenitude. Quando finalmente Cristo é
glorificado, pode, por sua vez, de junto do Pai, enviar o Espírito aos que
crêem nele: comunica-lhes sua glória, isto é, o Espírito Santo que o glorifica.
A missão conjunta se desdobrar então nos filhos adotados pelo Pai no Corpo de
seu Filho: a missão do Espírito de adoção será uni-los a Cristo e fazê-los
viver nele: A noção da unção sugere... que não existe nenhuma distância entre o
Filho e o Espírito. Com efeito, da mesma forma que entre a superfície do corpo
e a unção do óleo nem a razão nem os sentidos conhecem nenhum intermediário,
assim é imediato o contato do Filho com o Espírito, tanto que, para aquele que
vai tomar contato com o Filho pela fé é necessário encontrar primeiro o óleo
pelo contato. Com efeito não há nenhuma parte que esteja privada do Espírito
Santo Por isso a confissão do Senhorio do Filho se faz no Espírito Santo para
os que a recebem, vindo o Espírito de todas as partes precedendo os que se
aproximam pela fé.” 690
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