“Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una,
santa, católica e apostólica." Esses quatro atributos, inseparavelmente
ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão. “A
Igreja não os tem de si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, dá a
sua Igreja o ser una santa, católica e apostólica, e é também ele que a convida
a realizar cada uma dessas qualidades.” 811
“Só a fé pode reconhecer que a Igreja
recebe estas propriedades de sua fonte divina. Mas as manifestações históricas
delas constituem sinais que falam também com clareza à razão humana. "A
Igreja - lembra o Concílio Vaticano I -, em razão de sua santidade, de sua
unidade católica, de sua constância invicta, é ela mesma um grande e perpétuo
motivo de credibilidade e uma prova irrefutável de sua missão divina”."
812
“A Igreja é una por sua
fonte: "Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a unidade de um
só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo". A Igreja é
una por seu Fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz,
por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de
todos em um só Povo, em um só Corpo". A Igreja é una por sua
"alma": "O Espírito Santo que habita nos crentes, que plenifica
e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e os une tão
intimamente em Cristo, que ele é o princípio de Unidade da Igreja".
Portanto, é da própria essência da Igreja ser uma.” 813
“Contudo, desde a origem,
esta Igreja una se apresenta com uma grande diversidade, que provém ao mesmo
tempo da variedade dos dons de Deus e da multiplicidade das pessoas que os
recebem. Na unidade do Povo de Deus se congregam as diversidades dos povos e
das culturas. Entre os membros da Igreja existe uma diversidade de dons, de
encargos, de condições e de modos de vida; "na comunhão eclesiástica há,
legitimamente, Igrejas particulares gozando de tradições próprias". A
grande riqueza desta diversidade não se opõe à unidade da Igreja. Todavia, o
pecado e o peso de suas conseqüências ameaçam sem cessar o dom da unidade.
Assim, o apóstolo tem de exortar a "conservar a unidade do Espírito pelo vínculo
da paz" (Ef 4,3).” 814
“Quais são estes vínculos da
unidade? "Sobre tudo isso [está] a caridade, que é o vínculo da
perfeição" (Cl 3,14). Mas a unidade da Igreja peregrinante é também
assegurada por vínculos visíveis de comunhão: profissão de uma única fé
recebida dos Apóstolos, a celebração comum do culto divino, sobretudo dos
sacramentos; a sucessão apostólica, por meio do Sacramento da Ordem, que mantém
a concórdia fraterna da família de Deus.” 815
O ecumenismo trata-se de acolher
os cristãos e as igrejas que desejam ingressar ou regressar para A Mãe Igreja,
A Igreja Católica. Através do diálogo A Igreja de Cristo decide o que deve
manter na liturgia, na fé e na doutrina de cada igreja que anseia pela
unificação. Isto acontece de acordo com as exigências do Magistério, que por
sua vez acolhe sim, mas sem abrir mão das verdades de fé que A Igreja Católica
professa. Assim, os cristãos e as igrejas que buscam a unidade aceitam e
professam a mesma fé católica.
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