“Perdemos o Paraíso, mas recebemos o Céu, pelo que o
ganho é maior que a perda”. São João Crisóstomo
A Revelação de Deus por meio da Bíblia e da Tradição da
Igreja, nos ensina que por causa do pecado da desobediência ao Criador, nossos
primeiros pais perderam a “graça santificante” que lhes dava uma comunhão
íntima com Deus, e perderam também o estado de “justiça original” que garantia
a harmonia do homem com Deus, com a mulher, consigo mesmo e com a natureza. Se
se mantivesse fiel a Deus e ao modo de vida proposto por Deus (simbolizado pela
proibição da fruta da árvore da ciência do bem e do mal, cf. Gn 2,16s) ele não
perderia esses dons.
Mas, o homem não quis obedecer a Deus e, por
autossuficiência recusou o seu modelo de vida. Pecaram por soberba e
desobediência, disseram NÃO a Deus, e sim ao Tentador. Por isso, perdeu o
controle de si mesmo e ficou sujeito às suas paixões desordenadas; e o mundo
que, por dom de Deus, estava harmoniosamente sujeito ao homem, já não era mais;
rompeu-se a serventia das criaturas irracionais ao homem; agora estas o
maltratam e esmagam, negam-lhe os frutos da terra e, às vezes até as condições
de sobrevivência.
A terra passou, então, a produzir espinhos e abrolhos e
agora o homem terá de tirar dela, com o seu suor, o seu sustento. A mulher, por
sua vez, dará a luz em dores de parto. O sofrimento entrou no mundo com o
pecado.
“Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com
dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu
domínio.”
“Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da
árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa.
Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.
Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. Comerás o
teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque
és pó, e pó te hás de tornar…
O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele
cultivasse a terra donde tinha sido tirado…” (Gn 3,17-23).
Nas origens da história humana há um Pecado que é
responsável pela miséria física e moral que o homem sofre através dos séculos.
Como ensina São Paulo:
“Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e
pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano…” (Rm 5,12).
O Papa João Paulo II afirma sem hesitação que:
“Não se pode renunciar ao critério segundo o qual, na base
dos sofrimentos humanos, existem implicações múltiplas com o pecado”.
“O mal, de fato, permanece ligado ao pecado e à morte. E,
ainda que se deva ter muita cautela em considerar o sofrimento do homem como
consequência de pecados concretos (como mostra precisamente o exemplo do justo
Jó), ele não pode, contudo, ser separado do pecado das origens, daquilo que em
São João é chamado “o pecado do mundo” (Jo 1,29)” (SD, nº 15).
Assim, conforme a Sagrada Escritura e a doutrina da fé, a
origem do mal no mundo está no pecado, no plano moral. E isto fez surgir o mal
físico (doenças, mortes, catástrofes, calamidades…).
Para explicar todo o sofrimento que há no mundo São Paulo
disse que: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23).
É pelo pecado, tanto o original quanto os pessoais, que o
demônio escraviza a humanidade e a afasta de Deus, fazendo-a sofrer. É por isso
que Jesus veio, se encarnou, para “tirar o pecado do mundo” (Jo 1,19). Não foi
para outra coisa. Ele aceitou derramar todo o Seu Sangue e sofrer tudo o que
sofreu para arrancar do mundo a raiz de todo mal: o pecado.
Prof.
Felipe Aquino
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