Ensinamento Catequético
“Juntamente com o Batismo e a
Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos
"sacramentos da iniciação crista cuja unidade deve ser salvaguardada. Por
isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária
à consumação da graça batismal. Com efeito, "pelo sacramento da
Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos
de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé
que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto
por palavras como por obras".” 1285
“No Antigo Testamento os
profetas anunciaram que o Espírito do Senhor repousaria sobre o Messias esperado
em vista de sua missão salvífica. A descida do Espírito Santo sobre Jesus por
ocasião de seu Batismo por João Batista foi o sinal de que era Ele quem devia vir
que Ele era o Messias; o Filho de Deus. Concebido do Espírito Santo, toda a sua
vida e toda a sua missão se realizam em uma comunhão total com o mesmo
Espírito, que o Pai lhe dá "sem medida" (Jo 3,34).” 1286
“Ora, esta plenitude do Espírito
não devia ser apenas a do Messias; devia ser comunicada a todo o povo
messiânico. Por várias vezes Cristo prometeu esta efusão do Espírito, promessa
que realizou primeiramente no dia da Páscoa. e em seguida, de maneira mais
marcante, no dia de Pentecostes. Repletos do Espírito Santo, os Apóstolos
começam a proclamar "as maravilhas de Deus" (At 2,11), e Pedro começa
a declarar que esta efusão do Espírito é o sinal dos tempos messiânicos. Os que
então creram na pregação apostólica e que se fizeram batizar também receberam o
dom do Espírito Santo.” 1287
"Desde então, os
apóstolos, para cumprir a vontade de Cristo, comunicaram aos neófitos, pela
imposição das mãos, o dom do Espírito que leva a graça do Batismo à sua
consumação. E por isso que na Epístola aos Hebreus ocupa um lugar, entre os
elementos da primeira instrução cristã, a doutrina sobre os batismos e também
sobre a imposição das mãos. A imposição das mãos é com razão reconhecida pela
tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação que perpétua, de
certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes." 1288
Desenvolvimento da Graça
“Da celebração ressalta que o
efeito do sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como
foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes.” 1302
“Por isso, a confirmação produz
crescimento e aprofundamento da graça batismal: enraíza-nos mais profundamente
na filiação divina, que nos faz dizer "Abbá, Pai" (Rm 8,15), une-nos
mais solidamente a Cristo; aumenta em nós os dons do Espírito Santo; torna mais
perfeita nossa vinculação com a Igreja; dá-nos uma força especial do Espírito
Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras
testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para
nunca sentir vergonha em relação à cruz: Lembra-te, portanto, de que recebeste
o sinal espiritual, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de
conselho e força, o Espírito de conhecimento e de piedade, o Espírito do santo
temor, e conserva o que recebeste. Deus Pai te marcou com seu sinal, Cristo Senhor
te confirmou e colocou em teu coração o penhor do Espírito.” 1303
“Como o Batismo, do qual é
consumação, a Confirmação é dada uma só vez, pois imprime na alma uma marca
espiritual indelével, o "caráter", que é o sinal de que Jesus Cristo
assinalou um cristão com o selo de seu Espírito, revestindo-o da força do alto
para ser sua testemunha.” 1304
“O "caráter" aperfeiçoa
o sacerdócio comum dos fiéis, recebido no Batismo, e "o confirmado recebe
o poder de confessar a fé de Cristo publicamente, e como que em virtude de um
ofício (quasi ex ofício)".” 1305
“A preparação para a Confirmação
deve visar conduzir o cristão a uma união mais íntima com Cristo, a uma
familiaridade mais intensa com o Espírito Santo, sua ação, seus dons e seus
chamados, a fim de poder assumir melhor as responsabilidades apostólicas da
vida cristã. Por isso, a catequese da Confirmação se empenhará em despertar o
senso da pertença à Igreja de Jesus Cristo, tanto à Igreja universal como à
comunidade paroquial. Esta última tem uma responsabilidade peculiar na
preparação dos confirmandos.” 1309
“Para receber a Confirmação é
preciso estar em estado de graça. Convém recorrer ao sacramento da Penitência
para ser o purificado em vista do dom do Espírito Santo Uma oração mais intensa
deve preparar para receber com docilidade e disponibilidade a força e as graças
do Espírito Santo.” 1310
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