O pecado é o grande
mal desta vida; custou a vida de Deus morto na cruz para podermos ficar livres
dele. Ele é a raiz mais profunda de todos os males. São Paulo diz que “o
salário do pecado é a morte” (Rom 6,23); quer dizer, toda lágrima, toda dor e a
morte, têm a sua causa primeira no pecado, desde o pecado original até os
nossos pecados pessoais. O pecado é “amor de si mesmo até ao desprezo de Deus”,
disse S. Agostinho (A cidade de Deus, 14,28).
Jesus veio nos
trazer a libertação contra a “escravidão do pecado”. “Sabemos que o nosso velho
homem foi crucificado com Ele, para que seja reduzido à impotência o corpo
outrora subjugado pelo pecado” (Rom 6,6).
Deus disse Caim: “É
verdade, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o
pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo” (Gen 4,7).
É possível dominar o pecado com a graça de Deus. Não temos desculpas diante da
derrota para o pecado. São Paulo disse que:
“Não vos sobreveio
tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá
que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os
meios de suportá-la e sairdes dela” (1 Cor 10,13).
Se
Deus não nos abandona na tentação, então, se caímos no pecado é porque não
fizemos o que Jesus mandou: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O
espírito é forte, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Sem vigiar e orar não
venceremos o pecado. Deus avisa: “Quem ama o perigo nele perecerá” (Eclo 3,27).
Deus disse a seu
povo: “O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem fora de
teu alcance… Mas esta palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração: e
tu a podes cumprir” (Deut 30,11-13). Podemos cumprir os mandamentos de Deus e
não pecar.
A Bíblia traz
várias listas de pecados. “As obras da carne são manifestas: fornicação,
impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira,
discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas
semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni:
os que tais coisas praticam não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5,19-21). Outras
listas podem ser vistas em Rm 1,28-32; 1Cor 6,9-10; Ef 5,3-5; Cl 3,5-9; 1Tm
1,9-10; 2Tm 3,2-5.
Temos de lutar com
todas as forças contra o pecado porque ele nos separa de Deus e mata a nossa
alma. São Tomás de Aquino diz que “há duas mortes; a primeira quando o corpo se
separa da alma; a segunda quando a alma se separa de Deus”. Para a primeira
haverá a ressurreição; mas para a segunda não há solução, a alma se separa
definitivamente de Deus, é o inferno, a frustração absoluta e definitiva.
O Catecismo diz
que: “O pecado mortal é uma possibilidade radical da liberdade humana, como o
próprio amor. Acarreta a perda da caridade e a privação da graça santificante,
isto é, do estado de graça. Se este estado não for recuperado mediante o
arrependimento e o perdão de Deus, causa a exclusão do Reino de Cristo e a
morte eterna no inferno, já que nossa liberdade tem o poder de fazer opções
para sempre, sem regresso”. (n.1861)
Fomos criados para
participar da vida bem-aventurada, feliz, de Deus; viver sem ele, para sempre,
é a morte da alma. Santo Agostinho disse que “é desígnio de Deus que toda alma
desregrada seja para si mesma o seu castigo”. “Eu pecava, porque em vez de
procurar em Deus os prazeres, as grandezas e as verdades, procurava-os nas suas
criaturas: em mim e nos outros. Por isso precipitava-me na dor, na confusão e
no erro”. O salmista diz que “O que ama a iniquidade odeia a sua alma” (Sl
10,6). O pecado é a nossa tristeza, a santidade é a nossa alegria, diz o Santo.
É tão grave o
pecado que a Carta aos hebreus manda “resistir até o sangue na luta contra o
pecado” (Heb 12,4). Muitos preferiram o martírio do que o pecado.
Na Quaresma,
sobretudo, Deus nos dá uma grande oportunidade de conversão, de deixar o
pecado, de romper com o mal. O profeta Joel nos pede: “Rasgai vossos corações e
não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo,
longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige” (Joel
2,13).
Você vê que no
carnaval, muitas pessoas se escondem atrás de máscaras, de fantasias, para
fazer o que querem, o que acham que as fazem se sentir melhores (de uma certa
forma). Da mesma maneira, também em nossa relação com Deus fazemos isso,
mascaramos nossos pecados para nos sentirmos melhores (de certa forma). Fugimos
de Deus e de nós mesmos. Se não formos sinceros com Deus, não podemos crescer
em nossa vida interior, não podemos ter uma verdadeira conversão, e esfriamos
na fé. É preciso coragem para enfrentar a nós mesmos e nossos pecados e nos
voltarmos de coração a Deus.
A Igreja nos dá os
remédios contra o pecado: a vigilância sobre os sentidos, o jejum, a esmola, a
oração, a meditação da Palavra de Deus e de bons livros, a Confissão e a
Eucaristia. Quem usa esses remédios, mesmo que caia, acaba vencendo sobre os
pecados. É uma luta dura, mas necessária, sem a qual não podemos agradar a Deus
e ser felizes.
“O jejum purifica a
alma, eleva os sentidos, sujeita a carne ao espírito, faz-nos contrito e
humilhado o coração, dissipa o nevoeiro da concupiscência, extingue os odores
da sensualidade, acende a verdadeira luz da castidade”, diz S. Agostinho.
O profeta nos diz:
“Volta, Israel, ao Senhor teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair”.
(Oséias 14, 1). “Eis o que diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me e
vivereis!” (Amós 5, 4). “Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus
dos exércitos estará convosco, como o dizeis” (Amós 5, 14).
Nunca podemos
desanimar na luta contra o pecado, pois o Catecismo nos diz que: “Não há pecado
algum, por mais grave que seja, que a Santa Igreja não possa perdoar. “Não
existe ninguém, por mau e culpado que seja, que não deva esperar com segurança
a seu perdão, desde que seu arrependimento seja sincero.” Cristo que morreu por
todos os homens, quer que, em sua Igreja, as portas do perdão estejam sempre
abertas a todo aquele que recua do pecado” (n.982).
Prof.
Felipe Aquino
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