Falando de ibope e medida de audiência ou sintonia, falemos dos
métodos que levam alguém ou uma emissora a ter mais gente a ouvi-la e com isso,
faturar mais, já que ninguém é de ferro e quer ganhar dinheiro. É bem isso que
os índices de audiência significam. Temos XY milhões de ouvintes, por isso
veicular mensagens por meio de nós significa vender melhor (marketing). Nós
oferecemos um market (mercado) vasto, de XYZ milhões de ouvintes. Nosso preço
para isso é $$$$$.
Começa por aí o perigo de usar tais palavras
sem uma explicação bem clara a todo o que ouve. Marketing, traduzido seja como
for, sempre significará mercadejar, enaltecendo o próprio produto e dourando a
pílula para que mais gente compre. Marketing da fé, por mais voltas que demos
acaba sempre no projeto de saber entregar a mercadoria bem embalada de maneira
atraente para ganhar mais adeptos. Foi o que Jesus não fez em várias ocasiões.
Ele daria cólicas de susto a qualquer diretor de marketing que se metesse a
dirigi-lo.
Afinal que diretor de
marketing aceitaria que seu dirigido dissesse que segui-lo dava em cruz e
sofrimento? Que fosse embora quem não quisesse ouvi-lo? Que não adaptaria
palavras para agradar? Que não veio para os bonzinhos e sim para os pecadores? Que as prostitutas iriam para o céu mais
depressa que os chefes religiosos? Que supermercado rejeita um cliente ou o
manda procurar outro? Jesus não dosava as palavras para ganhar clientes nem
adeptos. E provavelmente jamais mentiria sobre números. E não ensinaria a seus
discípulos que eles eram os maiores e melhores e que seriam vitoriosos aqui,
agora, já. É inimaginável Jesus pregando correntes de prosperidade aos
negociantes... Ou dizendo que um time venceria se tivesse mais adeptos dele. Quando
dois arrojados e ingênuos discípulos admitiram que gostariam dos primeiros
lugares, perguntou se tinham estômago para aguentar as
consequências de tal responsabilidade. Fama e glória não eram com ele. Não veio dar dinheiro nem prosperidade. O marqueteiro muitas vezes mente e ilude o comprador. Jesus jamais faria isso!
Pe. Zezinho (Texto extraído do site canção nova)
consequências de tal responsabilidade. Fama e glória não eram com ele. Não veio dar dinheiro nem prosperidade. O marqueteiro muitas vezes mente e ilude o comprador. Jesus jamais faria isso!
No céu não vai valer o
marketing das igrejas nem o do mundo. Vai valer a caridade e ponto final! Um
dos perigos da igreja eletrônica é olhar demais os dígitos e acabar adaptando o
discurso a eles. Jesus também já falou o que acha de pregadores que movem céus
e terras e fazem qualquer negócio para fazer mais adeptos (Mt 7,21 e Mt 23,15).
Elogio é que não foi...
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