Por Manuel Novaes Dias
A
celebração litúrgica é realizada através de símbolos e gestos adaptados da
cultura de cada povo. O modo como comunicamos e a linguagem que usamos são de
fundamental importância para entender melhor que o Senhor é nossa herança e nós
somos o seu povo (cf. Lv 26,12). Portanto, fazendo uso da linguagem humana, a
liturgia comunica e celebra os mistérios da mesma forma que as pessoas celebram
os acontecimentos marcantes da vida.
É o encontro dos filhos com seu Pai,
Temos
na igreja duas formas de celebração litúrgica: Celebração da Santa Missa e
Celebração da Palavra de Deus. Veremos, a seguir, como elas estão estruturadas
e o que diferencia uma da outra.
A
Celebração da Eucaristia (Santa Missa) faz memória da morte e ressurreição de
Cristo, no pão partido e repartido e no vinho abençoado no cálice. Celebrar a Eucaristia
é ir ao encontro de Cristo com nossos projetos e anseios, angústias e
decepções, vitórias e esperanças.
A
estrutura da Celebração da Santa Missa é:
1)
Ritos iniciais;
2)
Liturgia da Palavra;
3)
Liturgia eucarística;
4)
Ritos finais;
Quem
celebra a Eucaristia é todo o povo de Deus reunido em assembléia. O
ministro ordenado (padre) é o presidente da celebração, e sua função é
insubstituível. Por isso, quando a comunidade se reúne para celebrar a Páscoa
do Senhor sem a presença do sacerdote, a celebração realizada é completamente
diferente da celebração da Santa Missa.
A
Celebração da Palavra de Deus é um ato litúrgico reconhecido e incentivado pela
Igreja. Em todo o território brasileiro e latino-americano a realidade da falta
de sacerdotes, a dispersão populacional e a situação geográfica do continente,
fizeram com que crescesse nas comunidades a consciência da importância que
possuem as celebrações da Palavra de Deus.
A
estrutura da Celebração da Palavra de Deus é:
1)
Ritos iniciais;
2)
Liturgia da Palavra;
3)
Momento de louvor e comunhão;
4)
Ritos finais;
Essa
celebração pode ser realizada por ministros leigos comprometidos com a missão
evangelizadora da Igreja de levar o pão da Palavra e da vida aos nossos irmãos
e irmãs que não podem, por causa da distância, e pela falta de meios,
participar da missa dominical.
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