sexta-feira, 25 de junho de 2021
Mt 18,23-35 – O PERDÃO
A palavra hoje nos adverte: Temos a petulância de pedir perdão a Deus pelos nossos pecados, mas não somos capazes de perdoar o irmão que nos afrontou, mesmo que sem intenção.
A parábola do servo cruel fala do homem que devia...
Da mesma forma nós, que por nossos pecados devemos uma fortuna... (Citar Eclo28, 2 e o Pai Nosso)
Em Eclo 28,2 e o Pai Nosso reza: “perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos...”
Não podemos ser alcançados pela misericórdia de Deus se fecharmos nosso coração ao perdão. A misericórdia não pode adentrar o nosso coração enquanto não perdoarmos a quem nos ofendeu. Como amar a Deus a quem não vemos, se não amamos o irmão a quem vemos?
A dureza do nosso coração nos torna impenetráveis ao amor de Deus.
Jesus Cristo carregou sobre si os nossos pecados, os pecados de todo o mundo, cada pecado já cometido, cada pecado que está sendo cometido agora e cada pecado que será cometido amanhã e depois e depois; não foi excluído, ninguém!Todos tiveram e tem direito à remissão dos pecados, ao perdão, através o sacrifício de Jesus.
Se o perdão foi dado a todos sem distinção,sem discriminar,sem excluir ninguém,quem somos nós para não perdoar alguém que está em débito conosco?Quem somos para negar o perdão?
Porque é tão difícil perdoar?Por causa do orgulho,da ignorância,do preconceito.Pode ser até porque a gente fique esperando o outro sentir remorso e vir até nós,arrependido pedir perdão.Mas aos olhos de Deus a justiça sem misericórdia é inaceitável.Se Deus usa de misericórdia comigo,porque vou negar essa misericórdia ao irmão?Não tenho(ou não temos)outra opção senão perdoar.Parece difícil? É difícil? Realmente é difícil,mas não é impossível.
Para sermos capazes de perdoar devemos aceitar na plenitude o senhorio de Jesus. Porque Jesus não é um senhor que maltrata,é um senhor que socorre,que protege; Jesus não é um senhor que chicoteia,é um senhor que afaga;Jesus não é um senhor que aprisiona,é um senhor que liberta. E liberta de tudo,até mesmo do rancor,do ódio,da falta de perdão.
De nada vale a gente se oferecer por inteiro a Deus,se consagrar,se estivermos com ódio no coração,se negarmos o perdão.Deus não aceita a oferta dos que estão fechados ao perdão.Ele pede primeiro que se reconciliem e depois venham e depositem suas ofertas.
Se fixarmos nosso olhar em Deus,olharemos o irmão com os olhos de Deus e aí seremos capazes de perdoar.Usaremos de misericórdia até mesmo para os nossos desafetos e nos abriremos ao perdão.
Por nossa natureza meramente humana somos incapazes de perdoar.Só em Deus,na presença de Jesus,com a força do Espírito Santo somos capazes de perdoar...
Nesse mesmo capitulo, no v.21, Pedro, pergunta a Jesus quantas vezes perdoar e Jesus responde 700 X 7. Ou seja,sempre,infinitamente.Perdoar sempre e
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário