sábado, 29 de setembro de 2012

Jesus é Senhor


O título Senhor (Adonai, em hebraico), passou a ser substituído pela palavra grega KYRIOS no Novo Testamento.  E como verificamos nos textos citados acima, passou a ser conferido também a Jesus Cristo.

Em sua missão profética, observamos que Jesus deu provas maravilhosas de que de fato é o SENHOR:

a) Sobre a Natureza: No Evangelho de São Marcos 4, 35-41, observamos o relato da tempestade acalmada, onde Jesus dá ordens ao vento e ao mar que se acalmem, verificamos assim que Jesus tem autoridade sobre a natureza.

b) Sobre o demônio: Em Marcos 5, 1-20, observamos a passagem de Jesus pelo território dos gerasenos, onde havia um possesso, que ao perceber a chegada de Jesus vai ao seu encontro e diz: “Que queres de mim, Jesus Filho do Deus Altíssimo?”

Observamos assim, que Jesus tem autoridade sobre os demônios, pois, para isso, Ele se manifestou conforme nos ensina I João 3, 8: “Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio”.

c) Sobre as enfermidades: Em seu ministério Jesus curou muitas pessoas.  O Evangelho de São Marcos 6, 56 nos diz: “Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos”. Jesus tem autoridade sobre as todas as doenças.

d) Sobre seu próprio corpo: O texto do Evangelho de Mateus 14,22-36, nos relata Jesus caminhando sobre as águas, contrariando várias leis da física; Jesus nos mostra aqui que possui autoridade sobre seu próprio corpo.

e) Sobre a morte: No Evangelho de São João 11,1-44, verificamos uma ação extraordinária de Jesus, a ressurreição de Lázaro que já estava morto há quatro dias. Nesse texto, Jesus nos revela que possui autoridade sobre a morte.




quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Senhor Deus (Oração)


 






        Senhor Deus concedei-nos neste momento de abandono e aridez interior a graça de sempre Te louvar. Não nos deixeis pecar por vazio interior, na busca de novas emoções; mas conservai-nos contritos e silentes aguardando a Tua voz que sempre vem com poder e glória. Tua voz é revelação de cura para momentos de dor e abandono; e Teus ouvidos são a certeza de que podemos falar, pedir e receber. Teus olhos estão voltados para os justos de coração, alma e pensamento.

        Dai-nos a graça de nunca afastar-nos de Ti.



                                               Amém.





Por Marco Aurélio R. Nunes




sábado, 22 de setembro de 2012

Amizade


        Amizade não conhece distancia, não é interesseira, não traz desejos escondidos e mesquinhos de aproveitamento pessoal. Os amigos são provados pelo fogo das adversidades. Nunca podemos desconfiar e nem nos envergonhar deles, mesmo que errem ou se encontrem nas situações mais vergonhosas, eles são e serão sempre nossos amigos, dos quais damos testemunhos com amor e afeto.

         O amigo assume e carrega seu amigo em todos os momentos da vida porque ele faz parte da sua história, do seu cotidiano, do seu caminho. A verdadeira amizade é um grande tesouro que guardamos a sete chaves.

         A beleza da amizade nos seduz e encanta embora saibamos que poucos são os nossos verdadeiros amigos. A melhor definição de amigo é encontrada no Evangelho, quando Jesus, com sabedoria e austeridade de palavras, diz: “Não há maior amor que dar a vida pelos amigos”. Entre amigos não se dá só presentes, mas se dá amor e vida. Jesus, nosso melhor amigo, não nos deu “coisas” para serem guardadas, deu o melhor de si: carne e sangue, vida plena em abundancia.

         A amizade nasce quando eu compreendo o outro e acolho os seus problemas. Quando formos capazes, como Jesus, de dizer aos amigos: “Eu vos chamo amigos por que vos revelo tudo que ouvi do meu Pai”, aí então poderemos começar a acreditar que somos amigos de verdade e não simples conhecidos, colegas e camaradas que encontramos pela vida. 

         A Bíblia nos diz: “Se teu amigo for constante, ele te será como um igual e agirá livremente com os de tua casa. Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade. Separa-te daqueles que são teus inimigos e fica de sobreaviso diante de teus amigos. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”. (Eclo 6,11-17).

         Enfim, amizade é ver nosso rosto resplandecer nos olhos do amigo.



(De texto de Rita de Cassia de Jesus Dias - Com. Canção Nova)





domingo, 16 de setembro de 2012

Noite Vazia



Conheço pessoas que segundo elas próprias, só funcionam à noite. Na verdade esses notívagos são insones, em grande maioria, devido a preocupações, problemas insolúveis, questões existenciais. Não conseguem dormir a noite, passam o dia sonolentos e portanto, indispostos para os afazeres cotidianos, dessa forma tornando-se improdutivos durante o dia. Alguns de maneira pragmática aproveitam a insônia para por em ordem as tarefas pendentes, já que à noite lhes é propicia ao trabalho, devido à falta de sono – aparentemente estão mais bem dispostos. Só conseguem dormir pouquíssimas horas na madrugada e pensam que necessitam somente desse breve período de sono.  

Outros tantos não têm nada a fazer e passam a noite num imenso vazio. Não rendem o suficiente durante o dia, não trabalham à noite, não dormem. Veem TV, ouvem rádio, leem, navegam na web; tudo de modo disperso, sem atenção, como verdadeiros autômatos. Noite vazia, coração vazio, mas mente cheia. Cheia de pensamentos vãos, fuga da realidade, pensamentos mórbidos. São pessoas pessimistas, irritadiças, irascíveis; enfim, sofridas e mal humoradas.

Trabalho noturno é normal em alguns casos: plantões médicos e policiais, turnos em fábricas, vigilância, etc. Porém nos casos acima, ambos não vivem situação normal, carecem de tratamento médico e indo além, necessitam de muita oração, principalmente aqueles que passam a noite num grande vazio existencial. Esse oco só pode ser preenchido pelo Espírito Santo. Espírito Santo que vivifica, reanima, que ilumina, norteia, que conduz, dirige a vida daqueles que a Ele se entregam e se deixam guiar.

Caríssimo(a), se você se encontra nessa situação e não procurou assistência médica, não deixe de fazê-lo. Mas também procure assistência espiritual, buscando um grupo de oração, buscando o sacramento da penitencia/reconciliação fazendo uma boa confissão. A oração de cura interior é de grande eficácia; tanto quanto, ou mais, que as pílulas para dormir. Sabemos que os problemas ditos insolúveis, não são tão insolúveis assim; tudo tem solução. Pode não ter para nós, mas para Deus tudo é possível! As preocupações deixarão de existir, pois com o auxilio prestimoso do Espírito Santo tudo será posto em seu lugar no devido tempo. Quanto a questões existenciais, Deus dá sentido à vida quando a Jesus, guiados pelo Espírito Santo, nos entregamos. 

Não haja mais noites vazias; que elas sejam plenas da presença de Deus num sono suave e restaurador. Que seja assim. 


sábado, 8 de setembro de 2012

E O VERBO SE FEZ CARNE


Milagre Eucarístico de Lanciano

Há mais de 12 séculos deu-se grande e prodigioso milagre eucarístico na Igreja Católica.

            Por volta do ano 700, na cidade italiana de Lanciano, viviam no mosteiro de S. Lagonziano os monges de S. Basílio e entre eles havia um que se fazia notar mais por sua cultura mundana do que pelo seu conhecimento das coisas de Deus. Sua fé parecia vacilante e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro corpo de Cristo e o vinho o seu verdadeiro sangue. Mas a graça Divina nunca o abandonou, fazendo-o orar continuamente para que esse insidioso espinho saísse do seu coração.

            Foi quando certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela dúvida, após proferir as palavras da consagração, ele viu a hóstia converter-se em carne viva e o vinho em sangue vivo. Sentiu-se confuso e dominado pelo temor, diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural.

            Até que em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas, voltou-se para as pessoas presentes e disse: - “Ó bem aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos nossos olhos. Vinde irmãos e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a carne e o sangue do nosso Cristo muito amado!”

            Serenada a emoção de que todo o povo foi tomado, e dadas aos Céus as graças devidas, as relíquias foram agasalhadas num tabernáculo de marfim, mandado construir pelas pessoas mais credenciadas do lugarejo.

             A partir de 1713 até hoje, a carne passou a ser conservada numa custódia de prata e o sangue num cálice de cristal.

Aos reconhecimentos eclesiásticos do milagre a partir de 1574, veio juntar -se o pronunciamento da ciência moderna, através minuciosas e rigorosas provas de laboratório. Após alguns meses de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

ü  A carne é verdadeira carne.

ü  O sangue é verdadeiro sangue

ü  A carne é do tecido muscular do coração (Miocárdio, endocárdio e nervo vago).

ü  A carne e o sangue são do mesmo tipo sanguíneo (AB) e pertencem a espécie humana.

ü  Coincidência extraordinária: É o mesmo tipo de sangue encontrado no Santo Sudário de Turim.

ü  Espanta: Trata-se de carne e sangue de uma pessoa viva, vivendo atualmente, pois o sangue é o mesmo como se tivesse sido tirado naquele mesmo dia, de um ser vivo.

ü  No sangue foram encontrados além das proteínas normais, os seguintes minerais: cloretos, fosfatos, magnésio, sódio e cálcio.

ü  A conservação da carne e do sangue, deixados em estado natural por 12 séculos e expostos a ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um mistério extraordinário.


            Antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas, realizadas em Arezzo, os Doutores Linoli e Bertelli enviaram aos frades um telegrama nos seguintes termos: “E o Verbo se fez Carne”.          

É assim que o milagre de Lanciano, desafiando a ação do tempo e toda lógica da ciência humana, se apresenta aos nossos olhos como a prova mais viva e palpável de que “Comei e bebei todos vós, isto é o meu corpo que é dado por vós”, mais do que uma simples simbologia, como possa parecer, é o sinal divino de que no sacramento da comunhão está o alimento do nosso espírito, da nossa fé, da nossa esperança nas promessas de Cristo para a nossa salvação.

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.(Jo 6,55).





sábado, 1 de setembro de 2012

Batismo no Espírito Santo e o Papa


Que significa receber o selo do Espírito Santo? Significa ficar indelevelmente marcados, indelevelmente mudados, significa ser novas criaturas. Para aqueles que receberam esse dom, nada mais pode ser como antes. Ser batizados no Espírito significa ser incendiados pelo amor de Deus. Beber do Espírito (cf. 1 Cor 12,13) significa ser refrescado pela beleza do plano de Deus sobre nós e o mundo, e tornar-se por sua vez, uma fonte de frescor para os outros. Ser selados com o Espírito Santo significa, além disso, não ter medo de defender Cristo, deixando que a verdade do Evangelho permeie nossa maneira de ver, pensar e agir, enquanto trabalhamos para o triunfo da civilização do amor.
(Bento XVI – 20 de Julho de 2008 – Sidney/Austrália)